BEM VINDOS AO MEU BLOG

Blog do Srt Vinny, que mostra há mim, claro, e coisas que gosto, que escrevo... Enfim! Pode entrar... Sinta-se em casa... Sugestões, dicas, perguntas, enteresse em post. etc... comunicar por comentários^^
Grato!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

"A história dos Rock's"

.......................................................................................................................
- Rock's -




"A história dos Rock's"

O rock ou rock'n'roll, estilo de música popular, que surgia do fim dos anos 40 para o inicio dos anos 50 nos EUA, foi criado apartar da mistura de influências musicais como a musica country. música gospel, o blues Jazz, etc.
Tinha como instrumentos bases a Guitarra, o Contrabaixo, e a Bateria, mais nesse tempo também se via muito o piano (teclado) ou o saxofone como instrumentos de bases,logo na metade dos anos 50 a guitarra tomou conta de tudo, deixando esses instrumentos de lado.
O rock então desdo inicio se tornou polêmico, apesar de utilizar geralmente de sons simples eram sempre marcantes, acentuados e pesados.
O rock que estava nascendo não era apenas um estilo musical, mais sim, um estilo de vida. Várias pessoas nos EUA e logo em todo mundo eram influenciados pelo novo som inconstante, que utilizava de letras provocantes e de quase sempre revolta, protesta.
Assim, com o passar dos anos o rock foi evoluindo e se modificando em busca de novos sons, novas sensações, criando por tanto várias subdivisões do rock ..
Assim ao invés do Rock, surgiram os Rock's.


"Subdivisões do Rock"

 ANOS 50 

Rockabilly: Conhecido como country-soul, foi o estilo de rock de Carl Perkins, Gene Vincent, Eddie Cochran, Johnny Burnette e Dorsey Burnette. 

Country rock: é conhecido também como o lado “caipira” do rock. É bem parecido com o Rockabilly, e as suas maiores estrelas foram Bill Halley, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash e Bob Luman. 

High-School Rock: Um estilo de rock racista. Este veio para substituir a música negra.
  •  ANOS 60
Rock Experimental: Um rock que misturava elementos de vários estilos musicais associados ao rock ou não. Costuma ser confundido com o progressivo e/ou psicodélico, embora rock experimental seja a melhor denominação. Carateriza-se pela complexidade musical, menor que a do rock progressivo, mas ainda assim elevada. Beatles(fase final), Iron Butterfly, Jimi Hendrix, Frank Zappa e vários outros encaixam-se nessa categoria.    

Ópera Rock: Estilo de rock que conta histórias com muitos minutos. As óperas mais famosas incluem Tommy e Quadrophenia, do The Who, Arthur, do The Kinks, S.F. Sorrow, do The Pretty Things, The Wall, do Pink Floyd e The Celebration Of The Lizard King do The Doors 

 ANOS 70
Hard rock: O estilo que marcou esta década combinava perfeitamente a modernidade do alcançada com o rock e o clássico, além de estilos como blues e jazz. As bandas conhecidas como a tríade que deram início ao movimento foram: Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple (para cujo estilo foi cunhado o termo heavy metal, para fins de definição), mas nomes como Guns N’ Roses, AC/DC, Aerosmith, KISS, Queen, Rainbow, Whitesnake, Grand Funk Railroad, Blue Cheer, Scorpions e Van Halen também acompanharam o estilo.

Glam rock: Rock com purpurina e salto alto, os nomes mais conhecidos internacionalmente são: New York Dolls, Gary Glitter, T-Rex, David Bowie, Roxy Music, Slade, Heart etc. No Brasil o grande representante do Glam Rock foi o grupo Secos & Molhados, que surgiu nos anos 70. 

Punk rock: O punk rock foi o estilo que surgiu no final dos anos 70, quando o rock estava sofrendo um momento de impopularidade e as apresentações ao vivo não estavam fazendo muito sucesso. Pregava o jeito “eu não sei tocar mas vou aprender ao vivo mesmo” de fazer música, em direta oposição ao som extremamente esmerado do progressivo. Defendia a rebeldia e de certa forma herdou do rock a crítica social. Como principais nomes podem ser citados: Iggy Pop & The Stooges (os primeiros a delinear a sonoridade punk, ainda no final da década de 60),The Troggs, Sex Pistols, The Clash, Television, Ramones, entre outros. 

 ANOS 80 
New wave: É um intermediário entre o pop e o punk. Recebeu também influências da disco music e dos ritmos jamaicanos reggae e ska. Seus principais nomes foram: The B-52’s, Talking Heads, The Police, Duran Duran dentre outros.
 
Heavy metal: Também conhecido como New Wave of British Heavy Metal, baseado no hard rock, já existiam músicas e bandas de heavy metal na década anterior, como Judas Priest e Motörhead, mas foi nos anos 80 que o metal se concretizou como um estilo próprio, criando suas vertentes e abandonando as características do Rock´n´Roll. Nesta época o Metal ganhou força, surgindo a qualidade musical e destreza de seus músicos. As músicas tem velocidade em riffs e solos,.Entre os exemplos citam-se Ronnie James Dio, considerado a “Voz do Metal “, Iron Maiden, Judas Priest, Motörhead, Saxon, Accept, entre vários outros em suas subdivisões.

Thrash Metal: O thrash Metal é um estilo musical caracterizado por um ritmo acentuadamente mais rápido do que o heavy Metal , porém usualmente com uma bateria mais estática, com menos repiques. As letras são usualmente gritadas pelos vocalistas, numa espécie de tentativa de se adequar aos temas violentos por elas retratadas. Entre os exemplos citam-se Metallica (primeiros trabalhos), Megadeth, Slayer, Kreator, Sodom, Anthrax, Pantera e Sepultura.   

Black Metal: Influenciado pelo thrash Metal (vide acima). O black Metal é um sub-gênero do heavy Metal com vocais guturais e os instrumentos muito mais pesados (além de passagens características de música erudita, em alguns casos), suas músicas falam contra religiões monoteístas e falam sobre satanismo e paganismo. Entre os exemplos citam-se Venom (precursores do estilo, que foi batizado a partir do disco desta banda lançado em 1982), Mercyful Fate, Mayhem, Celtic Frost, Hellhammer e Burzum. 

Death Metal: O death metal possui algumas semelhanças com o black metal mas é mais técnico, mais veloz e não critica com tanta intensidade as religiões, a maior parte de suas letras fala sobre morte, violência e niilismo. Entre os exemplos citam-se Death, Morbid Angel, Possessed, Obituary, Cannibal Corpse, Carcass, Brujeria.

Heavy Metal melódico: o metal melódico é uma versão com coro do heavy metal tradicional criado em meados dos anos 80 por uma banda alemã chamada Helloween e faz criticas sobre governos atuais ou medievais, fala tambem sobre coisas medievais como guerras, dragões, cavaleiros e etc. Entre os exemplos citam-se Helloween, Stratovarius, Blind guardian, Rhapsody, e Angra.  

Gothic Metal: Esse estilo veio com algumas caracteristicas do Gothic Rock: passagens tristes, melancólicas em suas letras e uso de aparatos de música eletrônica. Seu diferencial foi o acréscimo de elementos eruditos como pianos, violinos e vocais liricos. O estilo teve influência do Black metal como vocais guturais, maquiagem, vestimentas sem falar na distorção das guitarras. Exemplos Padaise Lost, Type O Negative, Tristania, Sirenia, Theatre of Tragedy, The Sins of Thy Beloved e Silent Cry.
Hardcore: Dead Kennedys, Discharge e Exploited são apenas alguns dos mais mundialmente queridos desta variante do punk, muito mais barulhenta e politicamente orientada (por isso denominada por alguns de “anarco-punk”). No Brasil Replicantes, Ratos de Porão e Olho Seco foram as bandas mais conhecidas pelo grande público nessa época. 

Rock brasileiro: Artistas e bandas como Legião Urbana liderada pelo cantor e compositor Renato Russo, além de Cazuza e Raul Seixas que explodiram no Brasil com seu Rock e suas idéias. Como músicas muito mais ricas tanto com letras e melodias muito bem elaboradas essa geração dos Anos 80 foi a maior que o Brasil já teve, e se tivesse se expandido para o mundo inteiro seus grandes nomes fariam mais sucesso que outros artistas internacionais. Alguns destes expoentes foram: Mutantes, Made In Brazil, Patrulha do Espaço, Secos e Molhados, Casa das Máquinas, O Terço, 14 bis, Lobão, Ira! que teve e tem o maior guitarrista do Brasil (Edgard Scandurra), Os Paralamas do Sucesso, Titãs, RPM (Foi a banda que mais lotou Shows e vendeu discos dos anos 80), Fausto Fawcett e Os Robôs Efêmeros, Engenheiros do Hawaii (uma das melhores bandas nacionais), Camisa de Vênus, Plebe Rude, 365, Capital Inicial, Barão Vermelho, Blitz, Lulu Santos, Catedral e Kid Abelha. 

 ANOS 90  
Grunge: este estilo se assemelha ao punk, mas o grunge tem um cuidado menor na polidez do som (daí o nome do estilo: grunge é um adjetivo em inglês que tem um significado próximo a “sujo”) e letras relacionadas com depressão e angustia. Grandes nomes desse estilo foram: Pearl Jam, Alice in Chains, Soundgarden, Mudhoney, Nirvana, Screaming Trees e Stone Temple Pilots. O Foo Fighters, embora originado deste movimento, demonstra uma maior polidez em sua sonoridade, não sendo portanto comumente categorizado como grunge. 

New metal: Também conhecido como nu-metal, é caracterizado por bandas que misturam outros estilos musicais em suas composição, notadamente rap ou música eletrônica. Por conta disso, é ignorado pelos entusiastas puristas de heavy metal. Bandas deste estilo incluem Slipknot, Korn, Static-x, Limp Bizkit, Linkin Park, Adema e Deftones. Alguns atribuem a origem do estilo ao funk metal, enquanto outros remetem à sonoridade adotada pelo Pantera a partir do seu quinto disco, Cowboys From Hell (91).
  • Metal industrial: Também faz uso de música eletrônica em conjunção com o rock, mas ao contrário do new metal, praticamente não há elementos sonoros de rap. Exemplos incluem Marilyn Manson, Rammstein, Fear Factory, Ministry, Nine Inch Nails e Rob Zombie.
  • Pop punk: Estilo vindo da mistura entre o punk rock original, straight edge e grunge, cujas composições retratam, antes de tudo, a descompromissada vida adolescente, embora isto não seja uma constante. Grupos que se consagraram neste estilo incluem blink-182, Green Day, Sum 41 e Offspring (ultimos trabalhos). 
  •  
  •  ANOS 2000
  •  
  • Indie Rock: O indie rock dessa decada (que se afastou completamente da proposta original de rotular bandas auto-produzidas) sao marcadas pelo revivalismo dos anos 80, teclados, guitarras angulares e batidas dancantes, uma mistura de tudo que ocorreu na decada dos 80: Gang Of Four, Blondie, Joy Division. Alguns exemplos desse estilo: Franz Ferdinand, Bloc Party, Kaiser Chiefs etc. 
  •  
  • Electro-Rock: Um dos estilos mais originais da decada. o Electro-Rock tem como principal caracteristica, obviamente a mistura da musica eletronica com o rock. Apesar de ja existir esse estilo, ele ganhou massificacao nesta decada. O estilo se dividiu em varios como o Disco Punk (a mistura de batidas da era disco com o punk do anos 70) e a New Rave, um estilo de Electro-Rock que comecou em Londres e tem como percussores as bandas: Klaxons e Shitdisco. A New Rave tem como maior caracteristica a mistura do PunkRock Funk e Samples de musica eletronica.
  • Post rock: é um estilo de rock oriundo do início dos anos 90, quando algumas bandas iniciaram uma ousada proposta de unir elementos do rock alternativo com o rock progressivo. Slint foi considerada a banda precursora do estilo. 
     
  • Emocore: abreviação de Emotional Harcore, explodiu entre 2004 e 2005. Gerado a partir do pop punk, esse estilo se caracteriza pelas músicas emotivas, um publico mais jovem, o que reflete na imagem das bandas e artistas representativos do estilo: Good Charlotte e Panic! at the disco no cenário internacional, e Fresno, Hateen, ForFun e NxZero no Brasil. Assim como o new metal em relação ao heavy metal tradicional, o estilo emo é consistentemente renegado por punks puristas, devido à noção de “atitude” pregada pelo emo, em alguns (quase todos) pontos oposta à original.

    Espero ter ajudado com essas informaçoes...

    =)
.......................................................................................................................

"Alguns Textos Meus"
 


"Ser Algoz"

Tu, que eu nunca achaste;
Apenas em sonho encontraste;
Reluzente luz me desfoca o olhar;
E vejo-te, belo ser, abrindo as asas ao voar;
Indaguei-me, se serias tu ser divino;
Do céu vinda sublime, eu apenas pobre menino;
Tentando eu, a paz encontrar;
Mas onde estás? Por onde procurar? ;
O paz fria, áspera e dissimulada;
Que de mim faz graça, comédia, pirraça ;
 Que iludi-me,com seu perfeito semblante;

Se escondendo de mim, serás tu real? ;
Talvez me queres mal , talvez ser surreal,

Meu anjo perverso, cruel, Severa agonia;
Que acaba um dia, ao por fim te ter;

Quero você, só você...
E outra alma, não servira.



                                                               Vinicius Amorim
 .....................................................................................................................................................


"Diversa voltagem"

Brancura, Escuridão;
Em tonalidade de chamas;
De estranha condensação;
Temerei-la se real;
Expurgando todo o mal;
A Tempestade da Mente,
Que a gente nao entende
Crepúsculo Infernal;
Xadrez nominal,
Multiforme monstruoso;
Em Sangue, trevas e fel;
Traça-me delirantes tragetos inexplorados;
Minha Loucura.

                                                 
                                                       Vinicius Amorim


...................................................................................................................................................................
"Guia"

Dona dos meus sonhos, 
Não voltarei mais pra chuva...
Não sairei mais nessa tarde de outono...
Pois agora sei que o meu lugar é ao teu lado,
E o seu lugar é nos sonhos meus.
Então vem pra mim e não olha pra trás.
E deixa eu ser o teu guia, o teu anjo protetor,
Te dar calor... Então vem pra mim,
E mata essa sede de amor!
Será que pode ser assim ?
Achar que esse sentimento não terá um fim...
Que ainda há tempo pra Você e pra Mim,
E que seremos felizes, por fim.
Eu pra Você e Você pra Mim...
Nosso amor eternamente,
Te juro... Eternamente...
Eu pra Você e Você pra Mim...

                                                           
Vinicius Amorim/Andréa Barros
......................................................................................................................



"Pra quem diz que ROCK é só grito, ai vai algumas frases e pensamentos que eu gostaria de destacar "

Medo escorre entre meus dedos, eu lambo os dedos, e saboreio meu próprio medo" (Pitty)

"Será que o tempo tem tempo pra amar?" (Los Hermanos)

"Eu sou uma contradição, e foge da minha mão fazer com que tudo que eu diga faça algum sentido" (Pitty)
'A gente se deu tão bem que o tempo sentiu inveja! Ele ficou zangado e decidiu que era melhor ser mais veloz e passar rápido pra mim..."  (Los Hermanos)

 "Deicho os pulsos pro final... Saida de emergência" (Pitty)

"Socorro, alguém me dê um coração, que esse já não bate nem apanha! Por favor, uma emoção pequena... Qualquer coisa! Qualquer coisa que se sinta! Tem tantos sentimentos, deve ter algum que sirva... " (Desconhecidos)

"Esse vido fechado, e a grade no portão, suposta segurança mais nao são proteção, e quando o caus chegar, nem um moro vai te guardar" (Pitty)

"Tira a mascara que cobre o seu rosto, seja você, mesmo que seja bizzaro" (Pitty)

"Deicha eu mimar você, adorar você, porque um dia eu sei, vou ter que deicha-la ir" (Pitty)
 .......................................................................................................................

...................................................................................................................................................


.......................................................................................................................

                                                    ......................................
Eu fiquei te esperando aqui até o dia amanhecer .. Eu faria tudo outra vez *__*
(Glória)


                                                                                    By: Vinicius Amorim